sábado, 18 de abril de 2009

As alergias e o olfacto

As alergias são uma sensibilização excessiva a determinados agentes que deviam ser inofensivos ao nosso sistema imunitário.

E como estamos na época delas, é bom salientar que as alergias nasais (rinite, febre dos fenos) não são brincadeira e suscitam tratamento, pois podem levar problemas mais graves, como a asma, sinusite, otites, laringite. E além disso levam à perda temporária do olfacto.

Se têm obstrução nasal com corrimento, comichão nasal, espirros, olhos vermelhos, inchados e com lágrimas, comichão ocular, estes são os sintomas para a rinite e conjuntivite, mas devem ir ao otorrinolaringologista que primeiro vos fará algumas perguntas sobre os sintomas, indicará uma série de testes (PRICK teste e RAST) para identificar o que provoca a alergia, dar-vos-á medicamentos para o alívio dos sintomas e conselhos para os evitar minimamente. O médico poderá ainda indicar a vacinação para a diminuição a longo prazo das alergias, proporcionando uma melhoria de 90% nos casos de rinite periódica e de 70 a 80% nos casos de rinite perene.
As alergias têm aumentado desde as últimas décadas do século XX e na Europa, cerca de 10 a 15% da população sofre de rinite alérgica.

O blogue http://blogdalergia.blogspot.com/ é “especializado” em alergias, se tiverem dúvidas, consultem-no.

Cuidem-se!

4 comentários:

  1. Felizmente não tenho alergias!
    Mas é sempre bom encontrar informação útil sobre elas para quem as tem e não sabe o que fazer... =)

    ResponderEliminar
  2. muito interresante.......

    ResponderEliminar
  3. Fiquei a saber umas coisas novas...
    esta muito bom ...
    parabéns

    ResponderEliminar
  4. Está muito interessante este blog, parabéns :)

    ResponderEliminar