A doença de hoje é o Daltonismo.
Conseguem ver bem o número? então não sofrem desta doença genética...claro que este é um teste básico, mas bastante eficiente.
Isto porque as pessoas daltónicas vêem o mundo de uma forma diferente, com menos cores, uma vez que o daltonismo é precisamente a incapacidade de diferenciar ou percepcionar certas cores primárias (entre as mais afectadas encontram-se o vermelho e o verde).
(imagem da esquerda é a visão duma pessoa normal. imagem da direita é a visão de um daltónico)
Como já foi referido não existe tratamento nem cura para esta doença...mas um estudo americano revela que na verdade esta doença pode ser um ramo da evolução da visão, uma vez que as pessoas afectadas detectam as outras cores de forma mais aprimorada e a sua visão nocturna é muito superior à nossa. Isto valeu de muito na 2ª Grande Guerra Mundial porque as camuflagens na mata eram facilmente distinguidas pelos portadores de daltonismo.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Genética e os cinco sentidos
Hoje (e nos próximos posts) vamos falar-vos de algumas doenças genéticas que podem afectar, directa ou indirectamente, os cinco sentidos. Como se sabe não há muito que possamos fazer para prevenir estas doenças uma vez que são genéticas, isto é, resultam de mutações dos nossos genes ou então são nos passadas através dos genes dos nossos progenitores.
De uma maneira ou de outra, o melhor é fazer alguns testes médicos durante a gravidez (só se necessário) para saber se o bebé apresenta alguns sintomas.
De uma maneira ou de outra, o melhor é fazer alguns testes médicos durante a gravidez (só se necessário) para saber se o bebé apresenta alguns sintomas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)